Descrição enviada pela equipe de projeto. Apenas a 30 minutos de Córdoba capital, encontra-se Mendiolaza, recentemente declarada cidade. Neste entorno único, de geografia montanhosa e vegetação invejável, situa-se a casa, pensada para um casal jovem, sem filhos, com intensa vida social. O lote é retangular e está numa esquina, com uma testada de 42.80 m e um desnível de dois metros de comprimento.
Foram consideradas as seguintes pautas de desenho: alcançar nesta primeira etapa de construção uma máxima relação interior / exterior, ótimas orientações, visuais e uma funcionalidade que se adeque às necessidades dos clientes, desta maneira a residência foi concebida. Por outro lado, foi necessário considerar a organização e logística que a obra deveria ter, uma vez que todo o projeto foi desenvolvido sob o crédito PROCREAR, outorgado pelo banco Hipotecario, assim, era necessário respeitar tempos, pautas e itens que devem ser desenvolvidos por etapas.
A residência é criada numa forma linear, paralela à rua, de geometrias puras e elementos simples. Revestimentos de pedra, um abertura horizontal utilizada como janela e uma porta pivotante de chapa, são os únicos elementos que conformam a fachada principal. O interior foi planejado como um único espaço social que se prolonga através de uma abertura central com a galeria de orientação norte, assim, a iluminação natural é otimizada em todas as estações do ano. Foram adotados materiais de caráter rústico, como os revestimentos de pedra, pisos de cimento no interior e pórfiro no exterior, além das divisões móveis de madeira.